A matéria prima da cerveja
As cervejas são uma das bebidas mais comercializadas e consumidas do mundo inteiro. Seja por conta das suas variações ou apenas pelo fato de serem ótimas companhias para os mais diferentes tipos de alimentos.
A composição de uma cerveja conta com diversos ingredientes, dos quais passam por um processo de fabricação até que se tornem a bebida que tanto conhecemos.
Mas você conhece toda a matéria prima da cerveja? Se não, continue acompanhando nosso post para descobrir esse lado desconhecido para muitas pessoas.

Malte: com certeza você já deve ter ouvido falar que as cervejas possuem cevada na sua composição, porém, o que poucos sabem é que esse ingrediente é o que faz o malte.
Isso ocorre a partir do momento que a cevada passa por um sistema de produção controlado do qual é composto por germinação, secagem dos grãos e a torrefação deles. O malte é o ingrediente responsável pela produção de açúcar que é fermentado e é transformado em álcool posteriormente.
Água: a água é uma das matérias primas mais importante para uma cerveja, já que 90% da bebida são compostas por ela.
É muito comum que os estilos de cervejas sejam diferenciados graças ás diferentes características que a água de cada região possui. Tanto que esse ingrediente especial pode alterar o sabor da bebida.
A qualidade da água está diretamente ligada com diversos fatores da bebida, como a estabilidade sensorial, a espuma e até mesmo o drinkability, também conhecido como a “vontade de beber”.
Além de tudo isso, a água também é responsável por fazer parte do processo cervejeiro, do qual é composto por: limpeza e desinfecção dos recipientes, lavagem de garrafas, enxágües, pasteurização, etc.
Levedura: a levedura também é extremamente importante para a composição da cerveja, já que é ela quem transforma o mosto (todos os tipos de misturas açucaradas que são destinadas à fermentação alcoólica) em bebida. O que quer dizer que ela transforma o açúcar em álcool e dióxido de carbono.
É possível que a levedura seja de alta ou baixa fermentação, no caso da segunda opção, esse tipo de ingrediente resulta em uma cerveja menos complexa em aroma e sabor, sendo as de alta fermentação o oposto disto.
Lúpulo: o lúpulo é uma planta do tipo trepadeira da qual é identificada com dois sexos (o feminino e o masculino), porém, apenas o feminino pode ser usado com a finalidade de produzir cervejas.
Responsável pelo sabor e pelo amargor da bebida, o lúpulo é considerado o tempero da cerveja.
O lúpulo pode ser adicionado na mistura da bebida durante o inicio da fervura do mosto para dar o amargor da cerveja, ou, se o cervejeiro preferir, o ingrediente pode ser usado no final para intensificar o aroma. Geralmente esse fator varia de acordo com o tipo de cerveja que está sendo preparado.
Todos os ingredientes listados são a base para produzir uma cerveja, porém, é possível que outros deles sejam adicionados para alterar o sabor, que é o caso das bebidas frutadas, por exemplo.